Apos voce fazer o downgrade do seu PSP para a versao 1.50, ele estara liberado para executar aplicaçoes “nao assinadas”. Porem para tirar o maximo de seu PSP, voce deve instalar um firmware custom no seu handheld, ja que algumas aplicaçoes nao sao compativeis com o firmware 1.50, e caso voce queira executar algum jogo via UMD ou ISO que necessite de um firmware mais novo, voce ficara impossibilitado.

Esse tutorial se concentra na ideia de que voce ja esteja rodando o firmware 1.50 OU alguma outra versao do OE em seu PSP. Existem dois firmwares custom para o Playstation Portable, porem esse tutorial usa como base o Open Edition (OE), criado pelo MAN da cena homebrew PSP, o Dark_AleX.

Para a instalaçao de um firmware, voce ira precisar dos seguintes itens:
- Um PSP com um firmware 1.50 (pode ser o mesmo do tutorial de downgrade);
- O arquivo de update original da sony (qualquer regiao) da versao 1.50;
- O arquivo de update original da sony (qualquer regiao) da versao do firmware OE que voce deseja instalar;
- O pacote de instalaçao do firmware OE;
- Ter o carregador do PSP em maos, nao realmente necessario, mais ajuda o processo a ser praticamente fail-safe.

Comece descompactando o conteudo do pacote de instalaçao do firmware OE no seu computador;

Copie as pastas oeupdmaker and oeupdmaker% para a pasta /PSP/GAME do seu memory stick. Em caso de atualizaçao de outra versao do firmware OE, copie as pastas para /PSP/GAME150.

Copie o arquivo de update da sony versao 1.50 para a pasta oeupdmaker (sem o %) e renomeie o arquivo para 150.PBP. Faça o mesmo com o outro arquivo de update, porem renomeie ele para a versao correspondente. Exemplo: caso voce esteja instalando o pacote OE 3.40, voce deve utilizar o EBOOT.PBP original SONY da versao 3.40, copiar-lo pra pasta oeupdmaker e renomea-lo para 340.PBP, e assim por diante. Caso esse processo nao seja seguido A RISCA, voce pode transformar o seu PSP em um lindo peso de papel, entao, siga esse passo com muito cuidado.

Execute o oeupdmaker no seu PSP e aguarde. O programa ira criar um arquivo chamado DATA.DXAR.

Copie as pastas 340oeflasher and 340oeflasher% (no caso do pacote OE 3.40, caso seja outro mais novo ou mais antigo, o nome pode variar) para a pasta /PSP/GAME caso voce esteja com o 1.50, ou para /PSP/GAME150 caso esteja em alguma versao OE.

Mova o arquivo DATA.DXAR criado anteriormene para a pasta 340oeflasher (nesse caso) no memory stick. Execute o oeflasher.

Caso voce esteja com menos de 75% de bateria, o programa nao sera executado, POREM voce pode driblar essa checagem pressionando L + triangulo durante o carregamento do programa. Eu FORTEMENTE recomendo o uso do PSP conectado diretamente a uma fonte de energia com o carregador, para nao ter nenhum erro :)

Apos o processo o PSP ira reinciar e voce ja estara rodando o Open Edition! Viu, nem doeu tanto assim? >:)


Creditos: Newsinside