Nesse tutorial iremos aprender a criar ISOs multi-disco (uma ISO única que contêm todos os CDs de um jogo) para serem utilizadas com o POPStation, o emulador de Playstation 1 (PSX) para PSP. A vantagem de se criar uma ISO multi-disco é a facilidade que você tem de poder mudar de disco em jogos como Final Fantasy VII e Parasite Eve, onde não é possível salvar antes da tela de troca de CD, impossibilitando que você continue nesses jogos sem precisar trocar os nomes dos saves no memory stick.

Material Necessário:

- Um PSP rodando um firmware custom;
- As ISOs dos CDs do jogo que você deseja converter;
- O pacote do programa ImpalerPSX [LINK];

Procedimentos:

  1. Comece descompactando o pacote do ImpalerPSX em uma pasta do seu computador. Abra essa pasta e execute o programa. A tela abaixo será exibida:
    ImpalerPSX - Tela principal
  2. Dentro do programa, você poderá criar jogos multi-disco de até 5 CDs diferentes. Utilizando o botão “…” disponível ao lado de cada caixa de texto, escolha as ISOs dos CDs que você deseja converter na ordem.
  3. Digite as iniciais do nome do jogo que está sendo convertido e clique em “Search” para procurar o código do mesmo. Marque a caixa correspondente ao jogo escolhido. Lembre-se de marcar uma e SOMENTE uma caixa.
    ImpalerPSX - Escolhendo o código do jogo
  4. Após marcar a caixa com o código do jogo desejado, atualize o campo “Game Title” com o nome do jogo completo. Apesar desse passo não ser 100% necessário, isso faz com que a pasta com o .pbp gerado já tenha o nome correto ;)
  5. Se desejar, preencha os outros campos do programa abaixo da caixa de códigos do jogo. Os campos correspondem as seguintes informações:
    - ICON0.PNG = ícone que é mostrado no XMB;
    - PIC1.PNG = imagem mostrada ao fundo quando o jogo é selecionado no XMB;
    - PIC0.PNG = imagem exibida na tela de ‘information’ do jogo;
    - SND0.AT3 = Música reproduzida enquanto o jogo está selecionado no XMB;
    - ICON1.PMF = ícone exibido quando o jogo está selecionado no XMB;
    - BOOT.PNG = imagem exibida assim que o jogo é aberto pelo POPStation;
  6. Clique no botão “Create” e aguarde o término do processo.
  7. A pasta com o jogo já convertido será criada dentro da pasta “Results” do ImpalerPSX. Copie a pasta criada para /PSP/GAME em seu memory stick e execute o jogo normalmente. Durante o jogo, pressione Home para exibir a tela de configuração do POPS e escolha o disco para o qual deseja mudar. Lembrando que o primeiro disco a ser carregado durante o boot do jogo é o primeiro ISO escolhido dentro do programa.